Canivetes OPINEL

2022-05-06

A empresa Opinel fabrica e comercializa uma linha de facas de cabo de madeira de mesmo nome desde 1890 a partir de sua sede em Saint-Jean-de-Maurienne, Savoie, França, onde a empresa familiar também opera um museu dedicado às suas facas. A empresa vende cerca de 15 milhões de facas anualmente. As facas Opinel são feitas de aço de alto carbono e aço inoxidável, sendo este último aço Sandvik da Suécia.

Originalmente vendida como faca de operário, uma faca Opinel tornou-se emblemática da cultura francesa. Diz-se que Pablo Picasso usou uma das facas da empresa como ferramenta de escultura.Em 1989, o dicionário Larousse citou "Opinel" como marca registrada.

História

Joseph Opinel começou a fazer facas em 1890 em Savoie, França, como uma simples faca de operário ou camponês. Ele provou ser popular entre os agricultores locais, pastores e paysans-vignerons (vinicultores camponeses) da área. Em 1897, uma série de doze tamanhos, numerados de 1 a 12, foi desenvolvida. De 1901 a 1903, Joseph Opinel construiu sua primeira fábrica em Pont de Gévoudaz e produziu uma máquina para produção em massa dos cabos de madeira da faca.


A empresa contratou vendedores ambulantes para vender as facas e abriu uma pequena loja perto do entroncamento ferroviário de Chambéry, onde as facas se tornaram populares entre os trabalhadores ferroviários da PLM, que por sua vez espalharam a marca por toda a França. Em 1909, Opinel registrou sua primeira marca para a faca Opinel, escolhendo o couronnée principal ("mão coroada") como seu emblema. Alguns anos depois, as vendas anuais da Opinel estavam na casa das centenas de milhares e, no início da Segunda Guerra Mundial, cerca de 20 milhões de facas haviam sido vendidas.

O Opinel Virobloc ou mecanismo de trava de segurança foi inventado por Marcel Opinel em 1955, aumentando a segurança e versatilidade da faca, permitindo que a lâmina seja travada na posição aberta. Em 2000, o mecanismo de travamento Virobloc foi aprimorado para permitir travar a lâmina na posição aberta ou fechada.


Em 1985, o Victoria and Albert Museum em Londres selecionou o canivete Opinel como parte de uma exposição celebrando os “100 produtos mais bonitos do mundo”, apresentando o Opinel ao lado do carro desportivo Porsche 911 e do relógio Rolex. O Opinel também foi selecionado como um dos 999 designs clássicos da Phaidon Design Classics, e foi exibido pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA) como uma obra-prima do design.

Descrição

Materiais

A faca tradicional Opinel tem cabo de faia e lâmina de aço XC90 de alto carbono (acier au carbone). A Opinel também oferece a maioria de seus modelos com lâmina de aço inoxidável Sandvik 12C27M (acier inox). Os modelos personalizados Opinel estão disponíveis usando madeiras de cabo luxuosos ou exóticos, como carvalho, nogueira, madeira de oliveira, bubinga (pau-rosa africano), ébano e carpa manchada, bem como outros materiais, como chifre de vaca.

A série Opinel Slim Effilé usa um cabo cónico com uma lâmina de ponta de grampo fina feita de aço inoxidável Sandvik, e o cabo pode ser obtido em uma variedade de materiais diferentes, incluindo bubinga, azeitona, ébano e chifre de vaca.

Faca Opinel No 8 Blond Horn Handle:


Construção

O anel de travamento é torcido para fixar a lâmina na posição

A mesma faca com anel de trava liberado para fechar a lâmina

Uma faca de poda Opinel

A faca Opinel atual é composta por lâmina, cabo de madeira, cinta de fixação metálica em aço inox, pino pivotante inox (eixo) e (exceto no caso dos modelos menores) um colar de travamento Virobloc inox, que trava a lâmina aberta ou fechada. .

Os modelos Opinel menores (Nos. 2 a 5) não têm mecanismo de travamento da lâmina e usam apenas a fricção da cinta de fixação contra o cabo comprimido e a espiga da faca para manter a lâmina aberta, da mesma forma que todas as facas Opinel vendidas antes de 1955. design simples às vezes era conhecido como "faca de um centavo" ou "faca de camponês".

A argola de travamento (Virobloc) foi patenteada em 1955 por Marcel Opinel e só é encontrado nos modelos Opinel maiores (#6 e superiores). Embora simples, o mecanismo de travamento é bastante robusto. Devido à forma como a argola de travamento se afunila, a lâmina não afrouxa com o tempo e pode ser fixada com firmeza mesmo quando o mecanismo estiver bastante desgastado. Em 2000, a argola de travamento foi ligeiramente modificada para permitir que a lâmina fosse travada tanto na posição fechada quanto na aberta. Esse recurso evita que a lâmina abra acidentalmente quando transportada no bolso.

Oitenta por cento de todas as facas Opinel usam madeira de faia tradicional para o cabo. A grande procura de madeira de faia da empresa resulta não raramente na escassez de manípulos pré-cortados, obrigando à utilização de chapas rectangulares (a granel), que geram consideráveis resíduos de madeira. O excesso de resíduos de madeira e serragem gerados são posteriormente reciclados.


Conhece toda a linha de canivetes OPINEL, clicando AQUI. Vais ficar surpreendido com todos os modelos e variedade.

Comentários

Não foram encontrados comentários

Clica para Comentares